Jul 17, 2009

M8 - Canon First Light


Esta é a primeira first light da minha Canon 1000D! Demorei mais de duas horas a fazer drif alignment com a SPC e o EQAlign. Mesmo assim, o seguimento não foi dos melhores o que só me permitiu fazer exposições de 25s (e dessas só deu para aproveitar 1/3). Decidi apontar à M8, conhecida por "Nebulosa da Lagoa" (nebulosa de emissão e enxame aberto associado), embora já tivesse passado o meridiano e começar a ficar baixa, bem como o glare da Lua a começar a incomodar. Lá consegui por tudo a funcionar, mas existem alguns pormenores que tenho de corrigir/melhorar, e o resultado foi o acima apresentado. O processamento foi demorado e ainda tenho de me inteirar das técnicas de processamento (o amigo Paulo Lobão ficou de me dar umas dicas). Fiquei bastante satisfeito com o resultado, não estava à espera que só com 10 frames de apenas 25s conseguisse captar tanta nebulosidade, ainda mais a minha Canon não está modificada. Os detalhes estão nas imagens. Espero que gostem.
----------------------------------------------------------------------------------
This is my Canon's first light! I spent two hours drift alignning with SPC and EQAlign. Even though, tracking wasn't very good, which limited my exposures to 25s. The chosen target was M8, the Lagoon Nebula (emission nebula and open cluster). It had already crossed the meridian and the moon was rising, but I managed to get it right. The result is this photo. I'm still a newbie in DSOs processing but next time I will have some tips given by Paulo Lobão. I'm very pleased with the final result because I never thought I would be able to catch so many nebulosity with only 10x25s subs (and my Canon is unmodded!). Details on the photos. I hope you like it.

2 comments:

Nuno Rocha said...

Parabéns! Ficou bastante bom. Quem me dera fazer isso no meu...

André Gonçalves said...

Olá Nuno. Obrigado pelas palavras! Tens feito alguma astrofotografia?

Cumprimentos