Jan 9, 2009

Buracos Negros e Galáxias: Quem Nasceu Primeiro?


O equivalente astronómico da pergunta "quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?". Os astrónomos têm vindo a descobrir que as galáxias supermassivas alojam buracos negros nos seus centros, e ainda outra peculiaridade: qualquer que seja a massa do buraco negro, o bojo da sua galáxia é constituído por estrelas velhas e contém sempre cerca de 700 vezes essa massa. Agora a questão que surge é: quem nasceu primeiro, o buraco negro ou a galáxia?

Quarta-feira, novos resultados foram anunciados sugerindo que foram os buracos negros que primeiro se formaram. Uma equipa internacional liderada por Chris Carilli (National Radio Astronomy Observatory) usando vários radiotelescópios em vários países, observaram 4 quasares distantes (galáxias com forte actividade no seu núcleo brilhante, provocada pelo seu buraco negro). Devido à sua grande distância entre nós, a luz que nos chega foi a que partiu desses quasares apenas mil milhões de anos (ou menos) depois do Big Bang!

Os resultados obtidos revelaram que o bojo era apenas 30 vezes mais massivo que o buraco negro. "Em todos os quatro casos, as massas dos buracos negros eram 20 a 30 vezes maiores do que o previsto com base na relação observada no Universo nas redondezas", diz Carilli. "A conclusão mais simples é que primeiro surgiram os buracos negros, e de alguma forma cresceram galáxias à sua volta".

No entanto, Carilli aponta que estes resultados necessitam de ser confirmados com observações futuras, inclusivé melhores estudos com grandes radiotelescópios actualmente em construção, nomeadamente o Expanded Very Large Array (EVLA) e o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA).

Fonte: http://www.nrao.edu/pr/2009/bhbulge/j1148.slide.jpg

No comments: